A Expo 2020 Dubai está se preparando para ajudar a moldar um mundo pós-pandemia e criar um futuro melhor para todos, depois que uma maioria de dois terços dos Estados membros do Bureau International des Expositions (BIE) votaram a favor de adiar a próxima Expo Mundial por um ano.
O megaevento global será realizado de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, um atraso que permite a todos os participantes navegar com segurança o impacto do COVID-19 e permite que a World Expo se concentre em um desejo coletivo de novas ideias para identificar soluções para alguns dos maiores desafios do nosso tempo.
Seu Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente da Dubai Airports, Presidente da Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Presidente e CEO do Emirates Group e Presidente do Comitê Superior da Expo 2020 Dubai, disse: “Congratulamo-nos com a decisão dos Estados Membros da BIE para apoiar o atraso da Expo 2020 Dubai em um ano. Agradecemos aos Estados Membros por seu contínuo compromisso de contribuir para uma Expo Mundial em Dubai, que desempenhará um papel fundamental na formação do mundo pós-pandemia no momento em que for mais necessário.
“Nos últimos 50 anos, procuramos construir pontes, conexões e parcerias em todo o mundo, porque acreditamos em uma colaboração genuína para proteger o futuro de todos. Essa votação rápida e esmagadora reflete a força de nossas parcerias internacionais e realmente reflete o papel positivo que os Emirados Árabes Unidos e Dubai desempenham com todos os países do mundo.
“Essa afirmação da comunidade internacional da oferta de Dubai e sua capacidade de entregar reforça ainda mais nosso compromisso de combinar ambição com conquista de sediar um evento que irá capturar a imaginação do mundo, quando for a hora certa.”
Com uma Assembléia Geral do BIE impossível de ser realizada devido a restrições do COVID-19, os Estados Membros votaram remotamente a recomendação do Comitê Executivo do BIE de adiamento, proposta pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos no início de abril e recomendada pelo Comitê Executivo do BIE em 21 de abril. Embora a votação permaneça aberta até 29 de maio, o limite de dois terços foi superado em uma semana da abertura da votação em 24 de abril.
Dimitri S. Kerkentzes, Secretário Geral do BIE, disse: “Aplaudo a rápida resposta dos Estados Membros do BIE. O apoio deles ao adiamento da Expo 2020 Dubai – que será formalmente aprovado em 29 de maio – é um sinal renovado de solidariedade e demonstra a vontade compartilhada de trabalhar juntos em ‘criar o futuro’.
“Em seu apoio ao adiamento de um ano da Expo 2020 Dubai, os Estados Membros da BIE estão dando ao mundo a oportunidade de se reunir novamente em 2021, quando juntos, podemos enfrentar os desafios da humanidade e celebrar a unidade e a solidariedade que nos fortalecem. . Com o tema ‘Conectando mentes, criando o futuro’, a Expo 2020 Dubai oferecerá ao mundo uma plataforma única para compartilhar lições, soluções e idéias para um amanhã melhor. ”
A Expo 2020 Dubai mantém seu nome e continua comprometida em sediar um evento excepcional que celebrará a resiliência, a criatividade, a cultura e a inovação da humanidade – incluindo os principais avanços tecnológicos nas áreas de medicina e ciência.
A primeira Expo Mundial a ser realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia (MEASA) e o maior evento já realizado no mundo árabe, a Expo 2020 receberá 192 países, além de empresas, organizações multilaterais e estabelecimentos de ensino.